Institucional


No IPC – Instituto Paulista de Cancerologia -, o paciente usufrui de amplo atendimento com um conceito moderno e arrojado, unindo alta tecnologia com o atendimento integral, dedicado a ele e sua família.

Há 25 anos, trabalhamos para oferecer o melhor tratamento disponível. No IPC, paciente e família representam uma única unidade de atendimento e nós o tratamos como um todo, cuidando de seus aspectos físicos, sociais e emocionais.

Nosso objetivo é preservar a qualidade de vida de cada um de nossos pacientes. Para isso, contamos com uma equipe multiprofissional, que oferece o melhor tratamento. Cada paciente é tratado de forma única com tratamento personalizado.

O IPC cresceu, hoje conta com a colaboração de novos profissionais e oferece maior diversidade de tratamentos e serviços. Além dos oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos e outros médicos especialistas, temos:

Dentistas: avaliam, tratam, orientam e previnem possíveis alterações decorrentes do tratamento oncológico.

Farmacêuticos: manipulam os medicamentos, realizam o controle da interação e fazem a reconciliação medicamentosa.

Psiconcologista: todos os pacientes passam por avaliação deste profissional. Todo e qualquer diagnóstico de câncer sempre vem acompanhado de uma carga emocional muito grande e o suporte psicológico é fundamental, tanto para o paciente quanto para a família.

Enfermeiros: são os responsáveis pela administração de medicamentos contra o câncer, pela orientação sobre possíveis efeitos colaterais, assim como os farmacêuticos, após a aplicação da quimioterapia. Os cuidados de enfermagem no pós-operatório e curativos e o apoio à equipe médica também são fundamentais para o tratamento.

Nutricionista: orienta o paciente para o desenvolvimento de hábitos saudáveis de alimentação e sugere os alimentos e respectivos preparos mais indicados para os efeitos colaterais do tratamento oncológico.

Fonoaudiólogo: promove a reabilitação e recuperação mais rápida dos pacientes de alguns tipos de câncer. Promovem também a orientação pré-cirúrgica para os cânceres de cabeça e pescoço, visando restabelecimento mais rápido.

Missão

Oferecer atendimento integral e multiprofissional ao paciente oncológico e sua família, considerando aspectos físicos, sociais e emocionais.

Visão

Ser reconhecida nacional e internacionalmente como a clínica oncológica que oferece o melhor tratamento integral ao paciente com câncer e sua família.

Valores

Nossos valores: • Valorização das pessoas • Valorização e socialização do conhecimento • Atitude de excelência e respeito • Transparência • Inovação e empreendedorismo • Responsabilidade Social e Ambiental • Compromisso com resultados

Certificações, parcerias e acordos internacionais

O IPC recebeu o nível Diamante, o mais alto da certificação canadense Qmentum, metodologia que monitora padrões de qualidade e segurança, o que assegura a nossos pacientes excelência no atendimento e intenso controle de todos os processos de assistência à saúde realizados no Instituto.

O Instituto Paulista de Cancerologia possui acordo cooperativo para realização de pesquisas clínicas e educacionais,além de intercâmbio de atualização médica, com as seguintes instituições: • Allegheny General Hospital, Pittsburg, Pennsylvania, EUA • Boston Medical Center, Boston, Massachusetts, EUA • University Of Colorado, Denver, EUA • IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, São Paulo, SP, Brasil

Publicações


“Prevenção do Câncer” – Ricardo Antunes - Editora Manole
“Câncer – Uma Visão Multiprofissional” – Vera Anita Bifulco e Hézio Jadir Fernandes Júnior - Editora Manole
“Cuidados Paliativos” – Vera Anita Bifulco e Ricardo Caponero - Editora Manole
“Manual de Tratamento da Dor” – Fauzia F. Naime